domingo, 28 de outubro de 2007

" A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho"

1- Defina com suas palavras o que são Temas geradores?
R: A ação de ensinar possibilita interligar a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses manifestado por cada criança e seus conhecimentos acumulados.
Os temas são fios condutores e geradores das atividades infantis que proporcionam o crescimento infantil e a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos com a integração das diversas áreas de conhecimento.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleção dos Temas geradores?
R: Temas cíclicos: São datas ou periodos especificos originados por fatores sociais, apesar de não estar ligado diretamente ao cotidiano das crianças. Sofrem influências pelos interesses das famílias ou pela intensa divulgação da mídia, logo devem ser considerados no planejamento curricular, as escolas podem construir e planejar eventos e comemorações continuos conforme interações e influências dos diferentes personagens que fazem e vivem a escola.
Temas geradores pelas crianças, suas famílias, prfessores e outros profissionais da escola: Surgem de situações vivida pelas crianças reflexo do dia-a-dia, relações com outras crianças, presença das familiares e comunidade, contato com o mundo físico, acontecimentos especiais e problemas existentes no seu contexto de vida.

3- Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
R: 1) Permitir sempre a manifestção da curiosidade infantil, conciliando os interesses individuais de certas crianças com o tema explorado.
A variação de temas é essencial para atrair todas as crianças, no coletivo nem todas possui interesse em comum. Da mesma forma ter flexibilidade suficiente para que novos temas sejam desenvolvidos a partir de um tema gerador.

2) Quebrar preconceitos, evitando a imposição de modelos abstratos.
R: A realidade deve sobre por a idealização, diante de uma sociedade diversificada o professor deve ter habilidade e capacidade de explorar adequadamente fatos e acontecimentos.

3) Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla, e ao mesmo tempo contextualizada.
R: Ao desenvolver um tema são necessárias a participação da criança e resgate do contexto históricos, costumes e problemas. Proporcionado dessa forma a compreensão das crianças quanto ao movimento e às transformações que caracterizam o mundo físico e social.

4) Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas.
R: Ao abrodar temas cíclicos, a exploração deve priorizar a criticidade e a criatividade. A romantização e idealização das figuras acrescentarão apenas valores acríticos.

5) Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos em jogo nos diferentes temas.
R: A criança está em constante desenvolvimento, logo o educador deve dominar o tema e ter percepção para incentivar cada vez mais a criança a construir e reconstruir o seu conhecimento.

6) Variar a duração dos temas de acordo com a sua amplitude e com o interesse da turma.
R: O interesse da turma determina a duração dos temas, podendo dessa forma gerar subtemas. O professor deve estar atento para evitar o prolongamento indefinidamente, desgastando o grupo e as próprias atividades realizadas.

7) Articular as diferentes áreas do conhecimento em função e no interior do tema.
R: O tema é o guia que organiza atividades e os conhecimentos. A previsão dos conhecimentos necessários e como as crianças poderão reconstruir-los são fundamentais para que ocorra o desenvolvimento efetivo do tema.

4) Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

Plano de aula

Disciplina: Estudo sociais e ciências
Conteúdo: mamíferos
Objetivos: Identificar as características dos mamíferos;
Metodologia: As crianças irão trazer ursos de pelúcia de animal, assim facilitando a aprendizagem. Logo em seguida falaremos sobre os mamíferos e suas características, iremos desenhar os animais que mamam.

Disciplina: Artes visuais.
Conteúdo: obra artística (Monalisa)
Objetivos: Identificar as diferentes cores;
Identificar o que o autor expressa através da obra.
Metodologia: Será explicada a obra monalisa, as crianças irão falar tudo o que vê e o que transmite essa obra p/ nós. Logo em seguida cada criança irá reproduzir a monalisa.

Nenhum comentário: